domingo, 4 de janeiro de 2015

Miguel Miranda – Contos à Moda do Porto

© Porto Editora
E 2015 começa com este livro do médico Miguel Miranda.

Obra premiada em 1996 com o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, retrata, nos seus onze contos, personagens típicas do Porto, mas existentes em qualquer metrópole do Mundo.

Com um estilo de escrita fluído e agradável, são-nos apresentadas Vidas que usualmente não estão visíveis “à vista desarmada” e com quem nos podemos cruzar sem disso dar conta.
 

Mais que as histórias que nos são contadas, são dissecadas vidas a quem a fortuna não sorriu e, num segundo plano, é a natureza humana que é descrita.


Embora descrevendo situações dramáticas – muitas certamente sugeridas pela sua experiência profissional enquanto médico – o autor integra no texto um subtil senso de humor que nos liberta um sorriso originado pela urgência, enquanto sociedade, de revermos as nossas escalas de valores.

Interessante é o alinhamento dos contos: o primeiro, “Raiz Quadrada de Uma Atração Incerta”, trata uma história de amor fora dos cânones deixando o personagem principal, Leonardo, num início de ciclo com a felicidade possível, enquanto o último, “ Outono Abafado”, fecha o livro com um fim de vida desesperado mas aceite por Crispim.

De leitura rápida este livro fica-nos a ocupar a memória e a deixa-nos pensativos bastante tempo depois de o concluirmos.  

Sem comentários: