segunda-feira, 30 de abril de 2007

A Menina Dança? Sim? Olhe, azar...



No dia 21 de Abril comemorar-se-á a fundação do 1S1O (nem que mais não seja com uma almoçarada), no dia 25 de Abril continua a comemorar-se a revolução dos cravos (apesar de), e ontem, 29 de Abril, comemorou-se, por diversos recantos do planeta, o Dia Mundial da Dança.

E Lisboa? Fez parte deste planeta?

No Teatro Camões ocorreu a IV Gala Internacional de Bailado, mas perdoem-me, não conta. As galas oficiais estão na linha dos discursos de 25 de Abril e afins: aparecem presidentes, aparecem ministros, aparecem secretários de estado, há muitas flores, por vezes até se toca o hino nacional, mas por si não contam. Ou quando muito contam como cerimónias fúnebres, se a comemoração se limitar a acto de estado. Para que haja dia, é preciso que haja povo festejando por vontade independente de discursos e galas oficiais. No 25 de Abril ainda há disso (apesar do apesar de). Mas na dança? Houve?

Uma consulta ao Guia do Lazer do Público anunciava três espectáculos de dança em Lisboa no dia 29 de Abril. Um era a gala já referida. Outro, um espectáculo no
Instituto Franco-Português, intitulado Pérolas aos Porcos - uma História de Amor, aliás, também anunciado como espectáculo de teatro. Por fim, o Crazy Horse, no Casino de Lisboa, um show com título em inglês - como convém neste mundo moderno - vindo em linha recta de Paris, e oferecendo sinuosidades para todos os gostos.

Três espectáculos de dança em Lisboa no Dia Mundial da Dança: uma gala em companhia do estado, uma exaltação do silicone e um indeciso. É pouco para um dia mundial da dança. Pouco e triste para uma cidade já tão triste.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Fundações



Foi neste dia há 33 anos que se iniciou a remoção das terras áridas para se assentarem os alicerces que hoje permitem a nossa construção.

25 de Abril Sempre

sábado, 21 de abril de 2007

Primeira Pedra


Neste local está a nascer uma construção: Cultura.
Na memória descritiva consta:
Uma Semana Uma Obra
Hoje lançamos a primeira pedra, que iniciou a sua ascenção.
Não temos uma lema específico, mas vivemos da inspiração do momento,
e a de hoje representa o nosso espírito:
"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios... Por isso, cante, ria, dance, chore e viva intensamente cada momento de sua vida... Antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos....”
(Charles Chaplin)